top of page
Buscar
Foto do escritorAndré Raposo

A História da Chupa Chups.

Tudo começou em 1958 quando Enric Bernat, fundador da Chupa Chups , surgiu com uma ideia revolucionária de como seria comer um rebuçado com garfo. Na altura chamava-se Gol e existiam os sabores de morango, laranja, limão, cola e menta. E baptizou-o assim porque dizia que o rebuçado era parecido com uma bola de futebol a entrar numa baliza, ou seja, numa boca.

1960 foi um ano de mudança, tinham de encontrar um nome que agradasse mais, então deram esse desafio a uma agência de publicidade, deram voltas e voltas, até que acabaram por encontrar o nome Chups e toda a gente o aceitou rapidamente.

Foi então, em 1963, que graças a um bom jingle

voltaram a mudar de nome para, agora sim, Chupa Chups, toda a gente cantava, e Enric Bernat decidiu ouvir o público e rebatizar, uma vez mais, o seu rebuçado com pau.

Como o que melhor que sabia fazer era inovar, decidiram em 1965 criar novos sabores: Nata Morango e Chocolate Baunilha. Desenvolveram assim uma nova tecnologia que permitisse acrescentar leite durante o processo de fabrico. Passaram a fazer 800 "chupas" por dia!

1968 foi ano de prémio, qual deles foi? Ganharam o prémio de melhor anúncio do ano no Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions. O melhor e o mais prestigiado festival de criatividade publicitária.

1969 - Estavam a crescer, e viram que era necessário uma mudança de logótipo. Com quem foram falar então? Com o génio Salvador Dali. Como era de esperar, Dali afastou-se do convencional e desenhou o logótipo da margarita num guardanapo de papel. E num abrir e fechar de olhos, criou um dos mais emblemáticos logos de todos os tempos.


Em 1977, internacionalizaram-se no Japão, eles ainda não conheciam uma das invenções mais doces da história.

1986 nasceu o Windball, o primeiro brinquedo da Chupa Chups.

Chegou o ano dos rebuçados para todos os gostos,

em 1988, foram criados os "chupas" sem açucar. No entanto, não os poderiam vir a vender em Espanha porque a lei nessa altura não permitia a venda de rebuçados sem açucar.

Em 1990, já estavam presentes em 164 países. Um grande poder implica uma grande responsabilidade, e conseguiram estar à altura para não defraudar ninguém.

O Mega Chups, um chupa-chupa XXXXXL, nasceu em 1994 e foi feito à mão e foi uma prenda para o ex-futebolista do FC Barcelona, Hristo Stoichkov. 735 gramas de puro rebuçado que demorou mais de 8 horas a arrefecer.

Em 2006 começaram a fazer parte de uma família mais numerosa, o grupo italiano Perfetti-Van Melle. Para celebrar num único dia fabricaram 3 015 585 Chupa Chups! É esta a história de uma das mais emblemáticas empresas a nível mundial. Espero que tenhas gostado! ♥

351 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page